Sandy e Junior

Dupla brasileira de cantores e compositores, fundada em 1991, em Campinas, Brasil. Os irmãos Lima, Sandy Leah Lima, nascida no dia 28 de janeiro de 1983, e Durval de Lima Junior, nascido no dia 11 de abril de 1984, desde cedo mostraram interesse pela música. Filhos do popular cantor Durval de Lima (Xororó), os dois jovens começaram por apresentar-se, na adolescência, em festas particulares de parentes e amigos próximos.

A primeira exibição televisiva aconteceu na Rede Globo, em 1989, no programa Som Brasil, na época apresentado pelo ator Lima Duarte. O primeiro disco da dupla, lançado em 1991, foi anunciado no programa Domingão do Faustão. O registo ultrapassaria a cifra das 300 mil cópias vendidas e seria o primeiro de uma série de edições campeãs de vendas.

Com a crescente mediatização do fenómeno Sandy & Junior, a dupla viria a protagonizar uma série televisiva da Rede Globo que ficaria no ar durante mais de quatro anos. Em 2001, a telenovela Estrela Guia tinha Sandy como protagonista.

Com nome firmado no Brasil, a dupla tentou a sua sorte além-fronteiras, gravando o primeiro disco em inglês, em 2002. Além do percurso musical e televisivo, a dupla estreou-se no cinema em 1997, no filme O Noviço Rebelde, escrito por Renato Aragão. A experiência na Sétima Arte seria repetida, em 2003, com o documentário-fime Acquaria, de Flavia Moraes.

Além do êxito colossal da dupla Sandy & Junior, a suplantar os 15 milhões de discos vendidos em 2006, os músicos mantêm outras atividades em paralelo. Sandy destacou-se, a partir de 2005, ao interpretar canções jazz e participando em espetáculos de outros artistas, como o célebre projeto Voz e Piano, partilhado com o pianista Marcelo Bratke e com um repertório que passava pela bossa nova, pela MPB, pelo canto lírico e pelo jazz. Por seu lado, Junior tem uma banda de música soul, onde toca bateria e canta, os SoulFunk.

Em 2006, a dupla protagonizou uma digressão em solo americano, tentando uma maior divulgação do seu som. Confirmando o crescimento artístico da sua música e a expansão mediática da dupla, o disco lançado nesse ano contava com participações de Milton Nascimento e Taboo, dos Black Eyed Peas.
Como referenciar: Sandy e Junior in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 02:37:38]. Disponível na Internet: