Santa Cruz de Tenerife

Província de Espanha incluída na Comunidade Autónoma das Canárias, situada no oceano Atlântico e constituída pelas seguintes ilhas: La Palma, La Gomera, El Hierro e Tenerife. Tem como capital a cidade de Santa Cruz de Tenerife, na ilha de Tenerife, a maior ilha das Canárias.

Tem uma superfície de 3381 km2. A sua população absoluta é de 971 647 habitantes, o que equivale a 2,17% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 287,4 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
As ilhas que constituem esta província são montanhosas e em Tenerife existe um vulcão adormecido, o Monte Teide, que projeta a maior sombra do mundo.

Os ventos de oeste e da zona subtropical fazem com que Tenerife tenha um clima do tipo subtropical e seja internacionalmente conhecida como a ilha da Eterna primavera. Para estas características climáticas contribuem também os ventos alísios, a própria orografia e a corrente fria das Canárias.

Santa Cruz de Tenerife é uma cidade de amplas paisagens apresentando uma arquitetura moderna. As suas avenidas ladeadas por árvores, parques e praças e a amenidade do seu clima tornam esta cidade um agradável local de veraneio. As velhas docas, integradas no parque marítimo desenhado por César Manrique, são atualmente usadas como local de convívio e diversão.

A sua situação entre o mar Mediterrâneo e a América fez com que, ao longo da História, Tenerife tivesse sido atacada inúmeras vezes por ingleses e holandeses. Contudo, essa posição estratégica torna o porto de Santa Cruz num dos mais movimentados de Espanha, nele aportando não só embarcações comerciais mas também navios de cruzeiro.

A economia de Santa Cruz de Tenerife baseia-se essencialmente no comércio e no turismo.

Como referenciar: Santa Cruz de Tenerife in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 06:42:12]. Disponível na Internet: