Santo Domingo


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da República Dominicana, Santo Domingo localiza-se na costa sul da ilha Hispaniola, no mar das Caraíbas, junto à foz do rio Ozama. Constitui também o principal porto do país. O seu clima é tropical e muito propenso a furacões. Possui cerca de 2 250 000 habitantes (2006), sendo a segunda cidade mais populosa das Caraíbas.

História e Monumentos O local onde se situa a cidade foi inicialmente povoado pelos índios Taíno, que habitavam toda a ilha Hispaniola e parte do Haiti. A cidade foi fundada em 1498 por Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo, sendo o mais antigo foco de povoamento europeu nas Américas, assim como da colonização espanhola. O domínio espanhol ficou enfraquecido no século XVI. Em 1822, o Haiti anexou toda a ilha e a luta com os espanhóis durou até 1844, quando a Espanha voltou a tomar o controlo. Em 1930, a cidade ficou praticamente destruída por um furacão tropical, tendo sido reconstruída num local próximo com o nome de Ciudad Trujillo, em referência ao responsável político da época, Rafael Trujillo. Em 1961, regressou ao nome anterior, após o assassínio de Trujillo.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Santo Domingo possui duas universidades e uma catedral do século XVI que encerra o túmulo onde Cristóvão Colombo foi sepultado antes de ser transladado para a Catedral de Sevilha. A traça original da cidade e grande parte da muralha defensiva pode ser admirada da zona colonial, declarada Património Mundial pela UNESCO em 1994. Esta zona possui ainda diversos edifícios do século XVI, casas e igrejas. Entre os seus principais monumentos, merecem destaque a Catedral Primada de América, considerada a primeira catedral do Novo Mundo, de estilo gótico, a Fortaleza Ozama e o Mosteiro de São Francisco. Possui também diversos museus, como o Museu de Alcázar, o Museu Naval de Atarazanas e o Museu das Casas Reales, entre outros.


Economia
Centro administrativo, cultural e económico do país, a cidade exporta açúcar e tem no turismo a sua principal indústria. O seu crescimento económico tem vindo a acentuar-se, para o que muito contribuem os serviços e o comércio. É servida pelo aeroporto internacional de Las Américas, embora possua um outro aeroporto secundário.
Como referenciar: Santo Domingo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-19 16:10:49]. Disponível na Internet: