São Basílio

S. Basílio, bispo e doutor da Igreja, nasceu na Capadócia (Turquia), no ano 330. Depois de estudar em Constantinopla, foi para Atenas aprofundar os seus conhecimentos. Amigo de S. Gregório Nazianzeno, decidiu seguir a vida monástica, não só tornando-se monge em Anesos, nas margens do rio Íris, no Ponto, mas também desenvolvendo e organizando "Regras" da vida ascética.
Em 370 foi nomeado bispo de Cesareia (Palestina) e metropolita da província da Capadócia. Morreu na sua cidade, a 1 de janeiro do ano 379.
A sua ação pastoral e a sua vida valeram-lhe o cognome de "Magno". O Padre António Vieira, no Sermão de Santo António aos Peixes, refere-se por duas vezes a este doutor da Igreja, mostrando a autoridade da sua palavra.
A família de S. Basílio Magno, abastada e profundamente cristã, apresenta uma extraordinária história de santidade, tendo sido canonizados a avó Macrina, o pai Basílio, a mãe Emélia, a irmã Macrina, e dois irmãos, Gregório de Nissa e Pedro de Sebaste.
Como referenciar: São Basílio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 21:46:36]. Disponível na Internet: