São Filipe

Cidade de Cabo Verde e sede da ilha do Fogo, São Filipe é a uma das localidades mais importantes do arquipélago, tendo cerca de 8 mil habitantes, maioritariamente jovens. O concelho homónimo, onde está inserida, tem mais de 27 000 residentes. Depois de já ter sido a terceira maior cidade do país, ocupa hoje em dia a quinta posição.
A cidade, situada no sudoeste da ilha do Fogo, encontra-se virada para a ilha Brava, sendo contornada por uma praia de areia preta com cerca de cinco quilómetros de extensão. Caracteriza-se por ter ruas empedradas, inúmeros jardins e casas de arquitetura colonial estilo português, chamadas de sobrados, que têm vindo a ser renovadas, nomeadamente no centro histórico, Bila Baixo. Em São Filipe fica também localizado o aeroporto da ilha, o porto e uma prisão.
São Filipe foi elevada a cidade logo depois de Portugal reconquistar o trono a Espanha, em 1640. Tratou-se de um prémio pelo facto da ilha do Fogo, durante o período filipino, ter sido o único território português que nunca chegou a estar sob domínio espanhol.
São Filipe é a cidade mais quente do arquipélago de Cabo Verde, já que a sua temperatura máxima oscila entre os 28 graus em janeiro e os 32 em setembro. A temperatura mínima oscila entre os 20 graus em janeiro e os 25 em agosto.
Como referenciar: São Filipe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:57:13]. Disponível na Internet: