São Francisco Xavier

São Francisco Xavier, jesuíta e apóstolo do Oriente, nasceu a 7 de abril de 1506, no castelo de Xavier, em Navarra, e morreu a 3 de dezembro de 1552. Homem religioso, é chamado o "apóstolo das Índias". Teve papel de grande relevo na missionação na Ásia.
Na juventude, conviveu com Santo Inácio de Loyola. Frequentou a Universidade de Paris e tornou-se mestre em Artes, lecionando mais tarde no Colégio de Beauvais. Depois, estudou Teologia e partiu para Veneza, onde foi ordenado sacerdote a 24 de junho de 1537. Vindo depois para Lisboa, porque o rei D. João III pedira o envio de jesuítas, São Francisco Xavier embarcou para a Índia com Francisco de Mansilha e Paulo Comarte, em 1541.
Além da Índia, a sua ação missionária teve lugar no Japão, onde permaneceu durante cerca de dois anos e meio. Ao mesmo tempo, São Francisco Xavier lançava as bases de uma estrutura missionária, composta por elementos da Companhia de Jesus, que se espalhou por todo o continente asiático. Para tal, contou com o apoio material da Coroa portuguesa, que dominava as rotas da Europa para o Oriente.
Morreu na China, quando se preparava para cristianizar esse vasto território. Foi canonizado em 1622.
Como referenciar: São Francisco Xavier in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 23:27:24]. Disponível na Internet: