São Paulo FC

Clube de futebol brasileiro, o São Paulo Futebol Clube foi fundado a 16 de dezembro de 1935. Os primeiros anos de vida da formação paulista foram difíceis e só em 1942 a situação começou a melhorar com a chegada do craque Leônidas da Silva, conhecido por "Diamante Negro" e considerado um dos melhores futebolistas de sempre do Brasil. O São Paulo acabou por conquistar o campeonato estadual em 1943, seguindo-se idênticos triunfos em 1945, 1946, 1948 e 1949, com a particularidade de neste último não ter perdido uma única partida.
A 2 de outubro de 1960 o São Paulo inaugurou o Estádio do Morumbi com um jogo contra o Sporting, tendo vencido por 1-0.
Em 1977, depois de um longo período sem grande feitos desportivos, o São Paulo sagrou-se pela primeira vez no seu historial campeão do Brasil. Na equipa brilhava o guarda-redes Valdir Peres.
Em 1986, no meio de diversos campeonatos estaduais conquistados, o São Paulo recuperou o título brasileiro, sendo treinado por Pepe. Entretanto, já tinha sido lançada uma série de novos jogadores e entre eles estava Silas, que viria a representar o Sporting. Entre os consagrados destacavam-se Careca e Falcão.
Em 1990, numa fase em que o São Paulo atravessava uma crise de resultados, foi contratado o treinador Telê Santana. Nesse ano, o São Paulo perdeu a final do campeonato brasileiro com o Corinthians, mas, no ano seguinte, derrotou a mesma equipa no jogo decisivo do torneio estadual paulista.
Em 1991 o São Paulo reconquistou o campeonato brasileiro, derrotando na final o Bragantino e tendo como estrela Raí. No ano seguinte, deu-se a conquista da Taça dos Libertadores da América, a mais importante prova sul-americana de clubes. Na final, o São Paulo bateu o River Plate, da Argentina. Ainda em 1992 o clube conquistou a Taça Intercontinental, após derrotar o Barcelona, de Espanha, por 2-1, graças a dois golos de Raí. Ainda ganhou nesse ano o campeonato paulista após bater o Palmeiras.
Em 1993 o São Paulo repetiu o triunfo na Taça dos Libertadores, desta vez derrotando o Universidade Católica. Raí, entretanto, foi jogar para França, mas o São Paulo mesmo sem o seu craque venceu de novo a Taça Intercontinental, após derrotar o AC Milão de Itália por 3-2. Em 1995 problemas de saúde obrigaram Telé Santana a abandonar o clube.
Em 1998, já com Raí de volta e com Denilson a começar a aparecer, o São Paulo voltou a vencer o campeonato estadual frente ao Corinthians. Dois anos depois, em 2000, e ainda com o contributo de Raí, o São Paulo ganhou outro estadual paulista.
Como referenciar: Porto Editora – São Paulo FC na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 09:23:15]. Disponível em