sapo

Animal do filo dos cordados, da classe dos anfíbios, da ordem dos anuros, da família dos Bufonídeos, que se distribui por cerca de trezentas espécies. Os sapos são anfíbios anuros com a pele muito verrugosa. Os olhos possuem pupila horizontal, e são amarelos ou vermelho alaranjados. O corpo é largo e a cabeça estreita com duas glândulas mais desenvolvidas atrás dos olhos, as paratóides. Os dedos dos pés estão ligados por uma membrana interdigital, pelo menos, até metade do seu comprimento. Os machos possuem sacos vocais externos. A pele verrugosa dos sapos é rica em glândulas que elaboram um veneno leitoso, por vezes, muito tóxico. O sapo-comum (Bufo bufo) é essencialmente terrestre, mas preferindo sempre lugares húmidos. Durante o dia abriga-se sobre as pedras ou em buracos, próximo dos cursos de água. Alimenta-se de vermes, insetos, moluscos e também pequenos mamíferos, que são capturados pela língua ao amanhecer ou ao crepúsculo. Esta dieta é útil para os jardineiros por comer vários tipos de animais que prejudicam as plantas. Os bufonídeos estão distribuídos por todas as regiões da Terra, com exceção da Austrália, Nova-Guiné e Madagáscar. O sapo-comum (Bufo bufo) está distribuído mais ou menos uniformemente por todo o território português.
A reprodução dos sapos ocorre geralmente no fim do inverno ou no início da primavera, geralmente um cursos de água pouco profundos ou em charcos. Cada macho cruza-se geralmente com várias fêmeas, agarrando-as pelas axilas. Cada fêmea pode pôr de dois mil a sete mil ovos, em dois longos cordões. Os ovos são muito pequenos e são completamente negros. O emparelhamento do macho e da fêmea pode demorar de oito a quinze dias. Os ovos eclodem entre os doze e os dezoito dias depois da postura. Este período é dependente da temperatura da água. Os sapos são, em geral, solitários e noturnos na vida adulta. Hibernam no inverno na vasa ou em terreno seco. Um sapo adulto macho mede de sete a doze centímetros de comprimento e uma fêmea entre dez ou dezoito centímetros.
Como referenciar: Porto Editora – sapo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-06 10:39:20]. Disponível em