Sara Ocidental

Geografia
Território do Norte de África. Situado na costa noroeste do continente africano e integrando a faixa ocidental do deserto do Sara, abrange uma área de 266 000 km2. A principal cidade é El Aaiún.

Clima O clima é desértico quente, com uma pluviosidade inferior a 50 milímetros.

População
Em 2006 tinha 273 008 habitantes. A maioria dos 273 008 sarauis - incluindo os refugiados na Argélia - constitui uma mistura de árabes e berberes, quase todos muçulmanos. Falam árabe, berbere e castelhano. Praticam a geomancia e veneram um grande número de forças sobrenaturais. A sociedade do Sara é essencialmente igualitária e não conhece outra autoridade para além da do chefe de família. As funções deste são principalmente sócio-religiosas. Não existe, portanto, uma estrutura de estado.

História
Quando, em 1975, a Espanha abandonou a sua antiga colónia, deixou atrás de si um país sem quaisquer infraestruturas, com uma população completamente analfabeta e desprovida de tudo. O vazio criado pela Espanha foi aproveitado pela Mauritânia e por Marrocos para, ambos invocando direitos históricos, invadirem o território. Os Sarauis haviam fundado a Frente Polisário e criado a República Árabe Saraui Democrática, com governo no exílio. Após a derrota das forças mauritanas face aos Sarauis, Marrocos ocupou todo o território, embora as ações sarauis continuassem. Desde então, a guerra, vista do lado da Frente Polisário, resume-se a uma série de ataques esporádicos à zona dos fosfatos, tentando interromper o seu escoamento.
Em 1987 uma missão da ONU visitou a região para averiguar a possibilidade da realização de um referendo sobre o futuro do território - uma iniciativa difícil, dado grande parte da população ser nómada. Até 1993 foi impossível realizar o referendo.
Como referenciar: Sara Ocidental in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 08:29:04]. Disponível na Internet: