Sarah Michelle Gellar

Atriz norte-americana, Sarah Michelle Gellar nasceu a 14 de abril de 1977 em Nova Iorque. Precocemente iniciada no mundo da representação, logo aos 4 anos começou a fazer anúncios publicitários para a Burger King, e fez o seu primeiro filme para a televisão em 1983: An Invasion of Privacy. No ano seguinte, estreou-se no cinema com um pequeno papel em Over the Brooklyn Bridge, com Elliot Gould. Fez também teatro, contracenando com Matthew Broderick e Eric Stoltz na peça The Widow Claire (1986). Em 1991, interpretou o papel da jovem Jacqueline Bouvier na minissérie A Woman Named Jackie, e no ano seguinte interpretou uma das adolescentes da telenovela Swan's Crossing. Entre 1993 e 1995, ganhou grande notoriedade com a participação na telenovela All My Children, interpretando Kendall Hart, uma rapariga fruto de uma violação.
Em 1997, obteve o papel que lhe deu a maior fama: o de protagonista da série televisiva Buffy, the Vampire Slayer (Buffy, Caçadora de Vampiros), baseada no filme de 1992. Interpretando uma adolescente que é "a escolhida" da sua geração para matar vampiros, Sassy (como também é conhecida) recebeu muitos elogios da crítica pela sua habilidade física e dramática. A série foi um sucesso, tendo-se prolongado até 2003, e permitiu-lhe obter em 2000 a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática.
Ainda em 1997, protagonizou o filme I Know What You Did Last Summer (Sei o Que Fizeste no Verão Passado), ao lado de Ryan Philippe, Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. (com quem casou em 2002); e teve um papel secundário em Scream 2 (Gritos 2), de Wes Craven. Em 1998, foi considerada pela revista People uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo e no ano seguinte contracenou de novo com Ryan Philippe em Cruel Intentions (Estranhas Ligações), uma versão contemporânea e americana do clássico Les Liaisons Dangereuses. Em 2002, participou em Scooby Doo, a versão em imagem real dos famosos desenhos animados televisivos, repetindo o seu papel na sequela Scooby Doo 2: Monsters Unleashed (Scooby Doo 2: Monstros à Solta, 2003). Em 2004, protagonizou o filme de terror The Grudge (A Maldição), de Takashi Shimizu, interpretando uma enfermeira americana que apanha em Tóquio um misterioso vírus.
Como referenciar: Sarah Michelle Gellar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 11:46:24]. Disponível na Internet: