SC Corinthians Paulista

Clube de futebol brasileiro, o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado a 5 de setembro de 1910, em São Paulo, por um grupo de quatro operários. A designação Corinthians foi escolhida por terem ficado impressionados com uma equipa inglesa com o mesmo nome que tinha jogado em São Paulo. Miguel Bataglia, que acolhia as reuniões do clube em sua casa, tornou-se o primeiro presidente da coletividade. Com o passar do tempo, havia cada vez mais sócios e o clube passou a reunir-se numa confeitaria, considerada a primeira sede do Corinthians.
Em 1914, o clube entrou na Liga Paulista, tendo nesse ano conquistado o primeiro título do historial do clube, feito repetido dois anos mais tarde.
Em 1922, o Corinthians venceu de novo a Liga Paulista e depois defrontou e derrotou o vencedor do campeonato estadual do Rio de Janeiro, o América FC. Como ainda não existia campeonato brasileiro, o jogo entre as duas equipas dos estados do Rio e de São Paulo definia a melhor formação do país.
A 22 de julho de 1928, o Corinthians inaugurou o Parque Desportivo São Jorge, que ainda hoje utiliza, assim como o Estádio Pacaembu.
Em 1928, 1929 e 1930 conquistou o tricampeonato paulista, na altura em que o clube adotou o profissionalismo. O craque da equipa era Neco, um dos fundadores.
A equipa conquistou vários títulos paulistas até 1954, mas depois entrou num período de crise, do qual só saiu em 1977, embora pelo clube tenham passado craques como Garrincha e Rivelino.
No início da década de 80 brilhava na equipa Sócrates, um dos melhores jogadores de sempre do futebol brasileiro, conhecido também por se insurgir contra o regime ditatorial no Brasil. Acompanhado por Casagrande ajudou a equipa a ganhar o campeonato paulista em 82 e 83.
Em 1990, o Corinthians conquistou pela primeira vez o campeonato brasileiro. Na equipa brilhavam Dinei e Neto.
No final da década, o Corinthians foi bicampeão brasileiro, ganhando os campeonatos de 1998 e 1999. Na equipa havia jogadores como Gamarra e Edilson, que já jogaram no Benfica, Vampeta, Rincón, e Dinei, campeão de 1990. O treinador era Wanderley Luxemburgo.
Em 2000, o Corinthians ganhou o I Mundial de Clubes organizado pela FIFA, que teve lugar no Brasil. Superiorizou-se a equipas como o Manchester United, o Real Madrid ou o Vasco da Gama.
O Corinthians manteve-se nos anos seguintes entre os melhore clubes brasileiros e na equipa alinharam jogadores como Rogério e Liedson, mais tarde transferidos para o Sporting.
Como referenciar: Porto Editora – SC Corinthians Paulista na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-31 20:19:05]. Disponível em