Scott Adams

Desenhador norte-americano, Scott Adams nasceu a 8 de junho de 1957, em Windham, no estado de Nova Iorque. Depois de ter concluído o ensino secundário, ingressou no Hartwick College de Oneonta, onde terminou o curso de Economia, em 1979.
Começou então a trabalhar num banco, chegando mesmo a ser assaltado por duas vezes. Qualificou-se entretanto como hipnotista por um instituto especializado e prosseguiu os seus estudos na Universidade de Berkeley na Califórnia, recebendo um MBA em 1986.
No ano seguinte mudou de emprego, passando a trabalhar para uma companhia telefónica. Descontente com as condições de trabalho cubiculares, Adams havia começado a caricaturar a resignação dos seus colegas em tiradas de banda desenhada. Criando a personagem Dilbert, decidiu aderir a um sindicato de desenhadores e conseguiu um contrato pela United Media. Preferiu não abandonar o seu cargo na companhia telefónica, não só por razões económicas, mas por considerar o seu emprego como uma importante fonte de matéria-prima.
Apesar de tudo, e face ao esforço requerido para manter duas atividades em paralelo, Adams acabou por optar por abandonar o trabalho administrativo, em 1995. No ano seguinte publicou o seu primeiro livro, The Dilbert Principle (1996), que se tornou num sucesso de vendas imediato. Empregado de escritório melancólico e entediado, Dilbert reparte a atenção dos seus dias de trabalho com o patrão, Dogbert e Catbert. A verosimilhança dos diálogos, das situações e das próprias personagens contribuíram para que a banda desenhada tivesse aparecido em mais de 65 países e traduzida para quase uma vintena de línguas.
Decidindo rentabilizar a popularidade que Dilbert obteve entre o público adulto, Adams estabeleceu uma empresa destinada a criar e gerir um fenómeno comercial, imprimindo desenhos da personagem em objetos de uso corrente, produzindo desenhos animados para canais televisivos e chegando mesmo a criar uma refeição instantânea própria para os fornos micro-ondas existentes nas grandes companhias norte-americanas.
Em 1997 a obra de Scott Adams foi galardoada com o Prémio Reuben para o Desenhador do Ano.
Como referenciar: Scott Adams in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:08:46]. Disponível na Internet: