sensibilidade (fotografia)

Em fotografia, a sensibilidade consiste na possibilidade de certas substâncias poderem sofrer alterações físico-químicas por ação de radiações que sobre elas incidam, isto é, a rapidez e intensidade com que uma emulsão fotossensível reage à luz.
A sensibilidade de uma película fotossensível determina a combinação de tempo de exposição e abertura do diafragma da câmara fotográfica ou cinematográfica necessária para conseguir registar com fidelidade as tonalidades e cores do motivo, em função de escalas de sensibilidade internacionais que permitem relacionar a sensibilidade entre elas.
Utilizam-se mundialmente três escalas principais: ASA (American Standards Association), DIN (Deutsche Industrie Normen) e GOST (Gosudastvenny f Standard) e mais recentemente ISO (Organização Internacional de Normalização Industrial), unificando as escalas ASA e DIN.
A sensibilidade determina também o tamanho do grão da emulsão, que será mais notável quanto maior for a rapidez (maior sensibilidade) da película.
Como referenciar: sensibilidade (fotografia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 17:02:59]. Disponível na Internet: