sensor remoto

Um sensor remoto consiste num conjunto de instrumentos utilizados na teledeteção. Entre os sensores remotos contam-se as fotografias aéreas, quer com emulsões de infravermelhos, ou de falsa cor, obtidas por satélites ou aeronaves, os globos radiossonda, que transmitem automaticamente informação por rádio sobre a pressão, a temperatura e a humidade da atmosfera, e o sonar, que permite realizar mapas de fundos marinhos a partir dos ecos que estes produzem.
Os princípios gerais em que se baseiam os sensores remotos podem ser de três tipos: a termografia (varrimento termossensível que permite distinguir as superfícies quentes, tais como estradas ou fábricas, das superfícies húmidas e aquáticas); as imagens do radar (a partir da reflexão dos ecos, determinação da configuração topográfica, e mesmo geológica do terreno), e os registos magnéticos (determinação mediante magnetómetros das massas geomagnéticas profundas de grande interesse para as investigações geológicas e mineiras).

Como referenciar: sensor remoto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 00:53:03]. Disponível na Internet: