sentido

Sentido geralmente significa a função que permite ao corpo aperceber-se do que se passa fora dele, graças aos órgãos que comandam os sentidos.
Na filosofia clássica, existia a ideia que através dos sentidos o Homem só conhece a aparência e não a realidade em si. Para Platão, só a inteligência pura pode contemplar as ideias, das quais o mundo material apenas fornece as cópias aos sentidos. O mundo sensível fica aquém do conhecimento verdadeiro.
Segundo Berkeley, apesar dos sentidos proporcionarem um conjunto de representações sobre o mundo, não podem assegurar a existência real da matéria. David Hume também afirma que a relação do Homem com o mundo está totalmente dependente da experiência, mas deduz que se deve confiar nos sentidos e desconfiar das inferências ligadas ao hábito ou ao raciocínio. Existe também o sentido dentro da própria linguagem, onde cada sentido de cada palavra tem o significado que lhe queremos dar, e também o significado do que ela evoca a quem se dirige e a interpretação que lhe dá. As palavras são signos que dependem da realidade e das imagens mentais que formamos das coisas, dos seres e das ações. Assim, o sentido não está nas próprias coisas, mas sim, na maneira de organização das representações. Para Lévi-Strauss, "com o aparecimento da linguagem, de repente, o universo inteiro tornou-se significativo".
Husserl associa linguagem e sentido à intencionalidade de uma consciência, estabelecendo a existência de uma subjetividade, que é uma esfera do ser, inexplicável na sua própria essência.
Existe ainda um outro significado para a palavra sentido, para todo aquele que concebe a existência individual e a evolução da Humanidade de outra forma que não seja uma simples sucessão de factos: o sentido da vida. Mas o sentido da vida é algo de pessoal e subjetivo, que só cada indivíduo em particular pode alcançar, seja num sentido pessoal como para toda a Humanidade.

Como referenciar: sentido in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 11:02:37]. Disponível na Internet: