sequência

Ao escrever um determinado conjunto de objetos por uma certa ordem, com eventual repetição entre eles, obtém-se uma sequência. Habitualmente, uma sequência é representada escrevendo os elementos pela ordem pretendida e entre parêntesis. Assim, (a,b) e (a,a,b) são duas sequências.
A cada objeto de uma sequência dá-se o nome de termo e, como é fundamental numa sequência a posição que cada termo ocupa, é costume falar-se em primeiro termo, segundo termo, etc.
Cada sequência é classificada de acordo com o número de termos que contém. Uma sequência com um só termo diz-se singular, com dois diz-se um par, com três um terno, etc. Em geral, uma sequência com um qualquer número n de termos é designada por n-uplo. Um caso especial que se considera é o de sequência vazia que, naturalmente, não tem qualquer termo e se representa por ( ).
De notar que quando se fala em sequência, se supõe um conjunto ordenado de termos em número finito. Caso sejam em número infinito, a sequência recebe o nome de sucessão.
Como referenciar: sequência in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 14:59:12]. Disponível na Internet: