série (física)

Em física, uma série consiste num grupo de linhas correspondentes ao espetro do átomo do hidrogénio ou hélio e cujos comprimentos de onda (λ) se obtêm mediante uma expressão do tipo 1/λ = R (1/x2 - 1/n2), onde R é a constante de Rydberg para o átomo correspondente, x um número que corresponde ao nível atómico Lyman (1), Balmer (2), Paschen (3) e n um número superior a x da série dos números naturais.
Uma série pode ainda ser a designação atribuída a um grupo de nuclidos tais que cada um deles é o resultado da desintegração do anterior e em que o primeiro recebe o nome de nuclido-pai ou cabeça de série, enquanto que o último se denomina produto final da mesma. A série recebe geralmente o nome do primeiro nuclido, de período muito longo, e, quando se trata de um radionuclido natural, passa a denominar-se série radiativa natural. Estas séries são a do actínio, a do neptúnio, a do tório e a do urânio.
Como referenciar: série (física) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 09:16:16]. Disponível na Internet: