Serra da Arrábida

Serra do distrito de Setúbal, cujo prolongamento natural forma o cabo Espichel. Integra o Parque Natural da Arrábida.
O relevo, com a orientação és-nordeste/oés-sudoeste, tem a extensão de 35 quilómetros; a sua altitude máxima é de 500 metros e localiza-se em Formosinho.
Na base da serra, a praia do Portinho da Arrábida oferece águas de temperaturas amenas e uma paisagem deslumbrante. Na arriba, mais concretamente na Lapa de Santa Margarida, verifica-se a presença de vestígios arqueológicos do Paleolítico Inferior. É de destacar, numa das suas falésias que caem a pique sobre o oceano, um convento fundado no século XVI por Frei Martinho, frade castelhano da Ordem de S. Francisco, que erigiu a atual construção no local primitivamente ocupado por uma ermida onde se venerava a Nossa Senhora da Arrábida. A frase "se não estou no Céu estou nos seus arrabaldes" é-lhe atribuída, e este foi o local de eleição onde se recolheram S. Pedro de Alcântara e Frei Agostinho da Cruz.
A vegetação da Arrábida é considerada um dos elementos mais importantes desta zona. O relevo acidentado permitiu o aparecimento de microclimas que contribuíram para o aparecimento de uma flora do tipo maquis mediterrâneo, de espécies arbustivas diversas e únicas.
A instalação, há vários anos, de uma cimenteira nesta zona tem suscitado a manifestação de várias entidades em prol da defesa do ambiente.
Como referenciar: Serra da Arrábida in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 18:34:17]. Disponível na Internet: