Serra de S. Mamede

Serra do distrito de Portalegre, com a altitude máxima de 1025 metros e orientação de nor-noroeste/su-sueste. Constitui, com os seus contrafortes (Castelo de Vide e Marvão), o acidente montanhoso mais importante do sul do país, o Maciço de Portalegre, e faz parte do Parque Natural da Serra de S. Mamede.
Tem uma flora muito variada, secularmente utilizada para fins medicinais (borragem, erva das verrugas, sargacinho, entre outras plantas). O calcário dolomítico da serra era utilizado nos fornos existentes nos vales para o fabrico da cal.
Nesta serra abunda a água e as nascentes termais constituíram, em tempos, uma atração, quer para as gentes locais quer para forasteiros. Dos seus locais mais conhecidos são de referir as Termas da Fadagosa que, muito antes de 1780, constituíam um local não só de tratamento, mas de convívio.
O lobo, em vias de extinção, é atualmente uma espécie protegida, o que não acontecia outrora, quando os jovens gostavam de o caçar e o carregavam às costas até à aldeia, onde eram recompensados pelo feito.
Como referenciar: Serra de S. Mamede in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-19 00:12:28]. Disponível na Internet: