Sétima Legião

Banda portuguesa formada em inícios da década de 80 do século XX, por Rodrigo Leão, Pedro Oliveira, Nuno Cruz, Gabriel Gomes, Paulo Marinho, Ricardo Camacho, Paulo Abelho e Francisco Menezes. Esta banda foi, a par de outros grupos como os Trovante, uma verdadeira incubadora de talento durante os anos 80. Não admira por isso que alguns dos seus músicos tivessem depois participado em projetos musicais de sucesso como os Madredeus (Rodrigo Leão e Gabriel Gomes), Danças Ocultas (Gabriel Gomes, como produtor), Gaiteiros de Lisboa (Paulo Marinho) e o próprio projeto a solo de Rodrigo Leão que por vezes conta também com a participação de Pedro Oliveira.
A sua carreira ficou definitivamente lançada em 1987 com a edição de Mar de outubro. Dos seus temas, destacam-se «Sete Mares» e «Por Quem Não Esqueci», entre outros, que são autênticos hinos da música portuguesa.
A música dos Sétima Legião é difícil de definir, pois tem um pouco de pop, música popular e tradicional. A esta mistura de estilos não será indiferente o amor que alguns elementos da banda têm por instrumentos mais tradicionais, como a gaita de foles (Paulo Marinho) ou o acordeão (Gabriel Gomes).

Como referenciar: Sétima Legião in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 22:28:19]. Disponível na Internet: