Shaquille O'Neal

Basquetebolista norte-americano, Shaquille Rashun O'Neal nasceu a 6 de março de 1972, em Newark, Nova Jérsia.

Depois de ter frequentado o ensino superior em San Antonio, no Texas, licenciou-se aos 20 anos na Universidade da Luisiana. Em 1991 foi eleito o jogador universitário do ano e integrou a correspondente seleção norte-americana desse ano e do ano seguinte.
1992 foi o ano da sua estreia na NBA, a liga norte-americana de basquetebol, ao serviço dos Orlando Magic. Logo na primeira semana foi eleito o melhor jogador da semana na NBA, algo que nunca tinha acontecido com um estreante. Na sua época inaugural, ficou colocado no top-10 dos melhores marcadores.

Em 1993, "Shaq", a alcunha pela qual ficou conhecido, gravou um disco de rap chamado Shaq Diesel, no que contou com ajuda do músico Def Jef. O álbum foi disco de platina nos Estados Unidos da América e, no ano seguinte, o basquetebolista voltou a insistir numa carreira musical com Shaq-Fu Da Return, mais um sucesso de vendas. 1996 foi o ano em que lançou You Can't Stop the Reign através da sua própria editora, a TWIsM.

Esta ligação à música não prejudicou a carreira desportiva já que Shaq manteve sempre um nível elevado nos Orlando Magic. O seu talento levou a que, em 1996, assinasse o maior contrato da história da NBA ao ligar-se por sete anos aos Los Angeles Lakers, uma das equipas mais importantes da liga. Ainda nesse ano fez parte da seleção norte-americana que conquistou a medalha de ouro do torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos da América.

A ligação de Shaq aos LA Lakers foi bastante frutuosa pois ao serviço desta equipa ganhou três títulos da NBA. A nível individual cotou-se como um dos maiores jogadores de sempre e foi eleito em 1998, 2000, 2001 e 2002 para integrar a seleção dos melhores basquetebolistas do ano da NBA. Ainda em 2000 já tinha sido eleito o Jogador Mais Valioso da NBA, o título individual mais importante desta prova.

Como referenciar: Shaquille O'Neal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:40:24]. Disponível na Internet: