Sherlock Holmes (série)

Série televisiva policial inglesa, The Adventures of Sherlock Holmes estreou em abril de 1984 na Granada Television, sendo colocada pela última vez no ar em novembro de 1994.
Figura ficcional dos contos criados por Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes surgiu pela primeira vez no conto A Study in Scarlet, em 1887. Conhecido mundialmente e considerado uma lenda, Sherlock Holmes é um génio que se dedica a resolver mistérios com uns olhos perscrutadores, aspeto cuidado e figura enigmática.
Nesta adaptação à televisão, acompanha-se a vida e os casos misteriosos do detetive privado Sherlock Holmes (Jeremy Brett) e do seu dedicado amigo e ajudante Dr. John H. Watson (interpretado por David Burke até 1985 e, a partir de 1986, por Edward Hardwicke). Homem de vários talentos - além de detetive, é químico e toca violino, vive em Londres numa casa arrendada no n.º 221b de Baker Street, a Mrs. Hudson (Rosalie Williams), com o seu colega Watson. Muitas pessoas procuram a sua ajuda para resolver crimes misteriosos que só a sua perspicácia pode desvendar. Durante dez anos, foram exibidos 45 episódios e três telefilmes em seis temporadas. Quando a primeira temporada foi para o ar, o público, críticos e fãs de Sherlock Holmes consideraram que o desempenho de Jeremy Brett era magnífico, único e o mais aproximado do retrato descrito pelo seu criador.
A primeira e segunda temporadas, com o título The Adventures of Sherlock Holmes, foram produzidas por Michael Cox e exibidas de 1984 a 1985; a terceira e quarta temporadas, The Return of Sherlock Holmes, foram produzidas por June Wyndham-Davies de 1986 a 1988; a quinta, The Casebook of Sherlock Holmes foi produzida em 1991 por Michael Cox; e a sexta, The Memoirs of Sherlock Holmes, produzida novamente por June Wyndham-Davies em 1994. Foram ainda produzidos com o mesmo elenco os telefilmes The Master Blacmailer (1992), The Last Vampyre (1993) e The Eligible Bachelor (1993).
A série foi cancelada em 1994 devido à débil saúde do protagonista Jeremy Brett, que acabou por falecer em setembro de 1995, vítima de um ataque cardíaco. O facto impediu a filmagem das restantes 60 histórias existentes sobre a personagem.
Como referenciar: Sherlock Holmes (série) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 17:10:46]. Disponível na Internet: