Shrek

Comédia de animação norte-americana, totalmente computadorizada, realizada em 2001 por Andrew Adamson e Vicky Jenson, a partir do livro homónimo de William Steig. O filme conta com as vozes de atores categorizados como Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro), Cameron Diaz (Princesa Fiona) e John Lithgow (Lorde Farquaad). O herói do filme é um ogre misantropo avesso a contactos sociais que vive sozinho numa floresta. Um dia, vê a sua propriedade invadida por centenas de personagens de contos de fadas que foram expulsos de suas casas por Lorde Farquaad, um malévolo anão que usa um Espelho Mágico como consultor. Shrek decide ir então falar com o Lorde para este repensar a sua posição, sendo acompanhado por um jumento falador e irreverente que tenta conquistar a sua amizade. Juntos, partem numa missão de salvar a noiva de Farquaad (Princesa Fiona) das garras de um dragão fêmea. Depois do salvamento, a princesa apaixona-se pelo ogre, mas tem vergonha de lhe revelar o seu terrível segredo. Devido ao seu humor nonsense e extremamente satírico para um filme deste género, conquistou uma grande popularidade entre os adultos. Venceu o Óscar para o Melhor Filme de Animação.
Em 2004, capitalizando o enorme êxito do filme, a Dreamworks lança a sequela. Shrek 2 é realizado por Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon. Mantém as personagens do primeiro e as respetivas vozes, à exceção de John Lithgow. A estes, acrescentam-se Antonio Banderas (como Gato das Botas), John Cleese (como rei Harold), Julie Andrews (rainha Lillian), Rupert Everett (Príncipe Encantado) e Jennifer Saunders (Fada Madrinha). Shrek e Fiona chegam de lua de mel e encontram o burro à sua espera. Convidado pelos pais de Fiona, os monarcas de Far Far Away, o casal desloca-se com o inseparável Burro até às longínquas terras nos antípodas do pântano. Aquilo que deveria ser uma amena reunião familiar transforma-se numa confusão quando o pai de Fiona não aceita um genro ogre. Às escondidas, e pressionado pela Fada Madrinha, contrata o mercenário Gato das Botas para eliminar Shrek e favorecer o "arranjinho" para Fiona ficar com o Príncipe Encantado. Não contava é que o felino se tomaria de amizade pelo ogre e o feitiço se virasse contra o feiticeiro. Com uma belíssima animação 3-D, repleta dos mais modernos efeitos técnicos, Shrek 2 volta a destacar-se pelo humor adulto com inúmeras referências cinéfilas, satirizando filmes como O Senhor dos Anéis, Homem-Aranha ou Missão Impossível. Tornou-se o filme de animação mais lucrativo da história e à sua volta edificou-se uma enorme máquina de merchandising.
Como referenciar: Shrek in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 11:23:57]. Disponível na Internet: