sifão

Na construção, um sifão consiste num tubo dobrado em forma de S, que mantém sempre uma zona cheia de água, atuando como fecho hidráulico, para impedir a passagem de gases provenientes dos esgotos ou fossas sépticas. Coloca-se nas tubagens dos lavabos, lavadouros, etc., e geralmente dispõe de um tampão para permitir a sua eventual limpeza em caso de entupimento.
Um sifão pode ainda ser um dispositivo que assume uma conduta ou tubagem de água ou outro fluido para ultrapassar, por baixo, uma via pública, rio, etc., que interceta ao mesmo nível, recuperando, uma vez vencido o obstáculo, a cota anterior. Os sifões atuam segundo o princípio dos vasos comunicantes.
No domínio da física e química, um sifão consiste num tubo encurvado em forma de cotovelo que serve para transvazar líquidos. A sua parte mais curva deve estar submersa no líquido que se deseja transvazar e a sua parte mais longa deve terminar a um nível inferior ao nível inicial do líquido. Depois de se aspirar pela extremidade inferior do tubo, o líquido flui desde que o seu nível no recipiente inicial seja superior ao do orifício de saída do tubo.
Um sifão pode ainda ser uma garrafa fechada hermeticamente, dotada de uma válvula que se abre ao ser acionada uma alavanca e que por meio de um tubo de vidro ou de plástico comunica com água carbónica contida no recipiente, a qual flui para cima ao ser acionada a alavanca.
Como referenciar: sifão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 08:40:35]. Disponível na Internet: