Sigur Rós

Grupo de música alternativa islandês composto por quatro elementos: Jón (Jónsi) Birgisson (23/04/1975- ), voz, guitarra e sintetizadores; Georg (Goggi) Hólm (06/04/1976- ), baixo e xilofone; Kjartan (Kjarri) Sveinsson (02/01/1978- ), piano, keyboards, guitarra e flauta; e Orri Páll Dýrason (04/07/1977), bateria e keyboards.
A banda iniciou carreira em agosto de 1994, no dia do nascimento da irmã do vocalista, daí que tenham adotado para a banda o nome da irmã - de "sigurrós" para "Sigur Rós". Originalmente, era composta por Jón, Georg e Águst (baterista); Kajartan só ingressou na banda em 1998 e Orri em 1999, em substituição de Águst. A melodia invulgar que caracteriza os Sigur Rós pretende descrever da melhor forma a beleza das paisagens geladas do seu país, a Islândia, que, de acordo com o grupo, é difícil de fazê-lo por palavras. Para reforçar a sonoridade da música que produzem, para além do islandês, utilizam uma língua "melódica", chamada volenska, traduzida para o inglês como "hopelandic" e para o português em algo como "esperanço", inventada pelo vocalista Jón. O nome da língua está relacionado com o título do primeiro álbum lançado em 1997, Von, que significa esperança. No ano seguinte ao primeiro lançamento, saiu um álbum remix intitulado Von Brigoi ("Reciclagem"). Foi em 1999 que os Sigur Rós conheceram o sucesso internacional, com o lançamento do segundo álbum de originais Ágaetis Byrjun ("Um bom começo"), que obteve reconhecimento internacional, primeiramente no Reino Unido, depois nos Estados Unidos da América e noutros países europeus, como Portugal. Dois anos mais tarde, lançam o terceiro álbum, desta vez com um título sem nome "( )" e mais difícil de entender, quer em termos de sonoridade quer em relação às letras, em "esperanço", mas, mesmo assim, obteve a aceitação dos fãs.
Em 2003, o grupo iniciou uma longa digressão por países europeus e pelos EUA. Dois anos mais tarde, lançaram um novo trabalho intitulado Takk ("Obrigado"), outro grande sucesso que os fez voltar a atuar fora do país em digressão.
Os Sigur Rós já fizeram espetáculos em Portugal algumas vezes, como nos Coliseus do Porto e de Lisboa, em 2005, e no Pavilhão Atlântico, na capital, em 2006.
Como referenciar: Sigur Rós in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 23:27:46]. Disponível na Internet: