Silence 4

O grupo pop Silence 4, formado em 1995, em Leiria, constituiu a maior revelação da música moderna portuguesa dos anos 90. É formado por David Fonseca (voz principal e guitarra), Sofia Lisboa (voz), Rui Costa (baixo) e Tozé Pedrosa (bateria). A estreia do grupo, no que diz respeito a gravações, deu-se em 1997 na coletânea Sons De Todas As Cores, com a versão de "Little Respect" dos Erasure. O sucesso do tema nas rádios nacionais originou o interesse da editora Polygram, para a qual gravaram, em 1998, Silence Becomes It. Cantado quase na íntegra em inglês, este trabalho foi disco de prata no mês de lançamento, apresentando um conjunto de canções de sonoridade acústica e melodias eficazes. O álbum incluiu quatro singles: "Little Respect", "Borrow", o tema mais representativo do grupo, "My Friends" e "Angel Song". As vendas ultrapassaram as 240 mil cópias.
"Eu Não Sei Dizer" e "Sextos Sentidos" são os dois únicos temas do álbum cantados em português. "Sextos Sentidos" contou com a colaboração de Sérgio Godinho na composição e na voz.
Em 1999, os Silence 4 foram galardoados com o Globo de Ouro (da estação de televisão SIC) na categoria de Banda do Ano.
No seio de uma enorme expectativa, no seguimento do êxito do primeiro disco, a banda leiriense editou Only Pain Is Real (2000). Embora não tão bem sucedido quanto o seu antecessor, o disco confirmou a qualidade do som simples e semi-acústico dos Silence 4, trazendo-os definitivamente para a primeira linha da pop nacional e vendendo mais de 100 mil cópias.
Após um afastamento e a não confirmada dissolução do projeto, David Fonseca editou o seu primeiro álbum a solo, mantendo-se em digressão por todo o país. O disco teve o título Sing Me Something New (2003).
Como referenciar: Porto Editora – Silence 4 na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-06 08:02:18]. Disponível em