Silicon Graphics

Sediada em Mountain View, Califórnia , a Silicon Graphics, Inc. foi fundada em 1982 por James Clark, que deixou o cargo de professor assistente na Universidade de Stanford para desenvolver e introduzir no mercado a tecnologia 3-D em gráficos de computador.
A empresa foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros terminais com gráficos a 3 dimensões para aplicações científicas e técnicas.
Em 1987, foi pioneira no uso de computadores com microprocessadores "RISC" - (Reduced Instruction Set Computing), projetados para processar dados mais rápida e eficientemente do que os microprocessadores convencionais. Em 1992 a Silicon Graphics adquiriu a companhia MIPS Computer Systems, até então produtora dos chips RISC, e em 1993 tornou-se famosa graças ao emprego da sua tecnologia na criação de imagens animadas de dinossauros no filme Jurassic Park, do realizador americano Steven Spielberg. No mesmo ano, foi contratada pela companhia Time Warner para desenvolver um sistema interativo para televisão por cabo, que permitisse o video-on-demand (sistema em que o telespectador pode escolher o que quer ver), e pelo fabricante de videojogos Nintendo Co., para criar os microchips da consola de jogos Nintendo 64.
Em 1994, James Clark abandonou a Silicon Graphics para criar a Netscape Communications, um fabricante de software para uso na Internet e outras redes de computadores.
Em 1995 a Silicon Graphics adquiriu a Alias Research e a Wavefront Technologies, duas empresas lideres na produção de software de animação, e uniu-se à produtora de cinema Dreamworks SKG para criar um avançado estúdio de animação digital.
O crescimento da companhia abrandou em meados dos anos 90, à medida que os computadores pessoais melhoravam as performances e reclamavam a sua quota de mercado. Em 1996, para fazer face a esta ameaça, a Silicon Graphics lançou novos computadores, que usavam um microprocessador mais rápido; nestes incluíam-se a linha de workstations "O2", os "Onyx", e os servidores de alta performance "Origin".
Ainda em 1996, a empresa adquiriu a Cray Research, companhia pioneira no desenvolvimento de "supercomputadores".
Como referenciar: Silicon Graphics in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 18:47:19]. Disponível na Internet: