simetria

A uma transformação geométrica que a cada ponto A do plano faz corresponder outro ponto A' desse plano de tal forma que ambos estejam alinhados com um determinado ponto fixo O, à mesma distância deste (não podendo ser coincidentes, A e A' localizam-se em lados opostos relativamente a O) dá-se o nome de simetria central. O ponto O recebe o nome de centro de simetria e A e A' dizem-se pontos simétricos. Também se pode designar esta transformação geométrica por simetria pontual. A simetria central pode entender-se como sendo um caso particular de uma rotação de 180°.
Chama-se simetria axial ortogonal a uma outra transformação geométrica que faz corresponder a cada ponto A do plano outro ponto A' de modo que o segmento de reta com extremidades em A e A', [AA'], seja perpendicular a uma reta designada por eixo de simetria e que as distâncias de A e A' a esse eixo sejam iguais. A e A' dizem-se simétricos. A simetria axial não é forçosamente ortogonal, podendo manifestar-se paralelamente a uma qualquer reta não perpendicular ao eixo de simetria. Em qualquer caso, as distâncias de A e A' a esse eixo são iguais.
Como referenciar: simetria in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-06 01:54:42]. Disponível na Internet: