Simon Armitage

Escritor inglês, Simon Armitage nasceu no ano de 1963, em Marsden, nas cercanias de Huddersfield. Após ter concluído o ensino secundário, foi admitido no curso de Geografia do Instituto Politécnico de Portsmouth, de onde obteve o seu diploma.
Começou então a trabalhar como assistente social numa instituição de reabilitação de delinquentes juvenis, e logo decidiu empreender estudos de pós-graduação em Psicologia, que concluiu, sendo depois nomeado agente de liberdade condicional pelo governo britânico.
Tendo começado a escrever durante os seus tempos de estudante, foi enviando os seus poemas à apreciação de editoras livreiras e à redação de publicações periódicas. Conseguindo finalmente ser bem-sucedido, publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de poemas com o título Human Geography, no ano de 1986. Em 1989 foi a vez de Zoom, obra que ganhou, não só o reconhecimento imediato por parte da crítica, como uma nomeação para o reputado Prémio Whitbread.
Seguiram-se, entre outros, Xanadu (1992), Book Of Matches (1993), que lhe valeu o título de Jovem Escritor do Ano pelo Sunday Times, The Dead Sea Poems (1995) e Cloud Cuckooland (1997).
Em 1999, e no âmbito das comemorações do novo milénio, foi-lhe encomendado um poema, pelo que compôs Killing Time, uma crítica pungente ao procedimento humano nos mil anos de História precedentes.
Em 2001 publicou não só Selected Poems, uma seleta da sua obra poética, com também o seu primeiro romance, Little Green Man, que contava a história de um homem que, ao fim de mais de trinta divórcios, procede a uma análise prática da sua sexualidade.
Utilizando muito da sua experiência profissional na composição dos seus poemas, Armitage foi considerado pela crítica como um "poeta de rock 'n roll", pela improvisação dos seus temas e técnicas, lidando com temas seus contemporâneos de uma forma por vezes cínica, mas lúcida e oportuna.
Foi também autor de peças de teatro, como Mister Herakles (2000), e ensaios, de que All Points North (1998) é exemplo.
Como referenciar: Simon Armitage in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-26 05:12:28]. Disponível na Internet: