Artigos de apoio

Sin City - A Cidade do Pecado
Filme de culto norte-americano realizado em 2005 por Robert Rodriguez e Frank Miller, Sin City foi interpretado por Mickey Rourke, Bruce Willis, Benicio Del Toro, Clive Owen, Jessica Alba, Rosario Dawson, Jaime King, Elijah Wood e Nick Stahl, entre outros. Trata-se da adaptação da série de BD "Sin City", da autoria de Frank Miller, especialmente das histórias "That Yellow Bastard", "The Hard Good Bye" e "The Big Fat Kill".
Maioritariamente a preto e branco e apenas com pequenos pormenores coloridos, o filme retrata uma cidade estilizada e cruza diversas histórias e personagens. Marv (Mickey Rourke) acorda com o corpo de Goldie (Jaime King) inerte ao seu lado. Ela foi morta durante a noite e agora Marv tem que descobrir a razão da sua morte, porque o estão a tentar incriminar, e depois vingar-se. Entretanto, um grupo de homens bêbados chega à cidade velha para se divertir, mas o seu comportamento infringe as regras estabelecidas. Por isso, o grupo de prostitutas liderado por Gail (Rosario Dawson) reage violentamente, utilizando mesmo a sua arma mais mortífera, Miho (Devon Aoki). Um polícia corrupto que seguia o grupo de homens, Jackie Boy (Benicio Del Toro), tem que esquecer os seus deveres para não colocar em causa as tréguas que vigoram entre a máfia e a polícia. Em outro local, o agente John Hartigan (Bruce Willis), a apenas uma hora da reforma, fica a saber que Nancy, de apenas 11 anos, é a quarta vítima de Júnior (Nick Stahl), um tarado perverso que a raptou. Afetado por um problema do coração, Hartigan tenta salvar a pequena, mas o seu colega aconselha-o a esperar por reforços.
Este é um trabalho que reflete a paixão de Frank Miller pelos "filmes negros" e pelos contos pulp (histórias publicadas em revistas e livros baratos nos EUA especialmente no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial). A cidade retratada é um local cheio de criminosos a lutar contra o sistema e mulheres repletas de voluptuosidade. A violência é desmesurada, mas há sempre espaço para os dilemas morais e para o eterno jogo entre o bem e o mal.
Com um aspeto visual absolutamente inovador, esta é uma das mais literais adaptações da BD de sempre, num meticuloso trabalho de recriação do efeito gráfico das histórias em papel. Para isso, foi decisiva a contribuição do autor das histórias, Frank Miller, que acabou mesmo por co-realizar o filme. Tecnicamente, o filme recorreu ao famoso "fundo verde" digital, tendo os atores trabalhado em estúdio e apenas na montagem digital sido adicionados os cenários.
Para além do marco que representa no contexto das adaptações de BD ao cinema e da própria linguagem cinematográfica, o filme possui um dos mais impressionantes elencos de que há memória (com uma proliferação de pequenos papéis de atores famosos). Quentin Tarantino foi realizador convidado, tendo filmado uma sequência do filme.
Como referenciar: Sin City - A Cidade do Pecado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-16 16:27:11]. Disponível na Internet: