sinal analógico

Termo que designa a variação de uma grandeza física ou de outra natureza em relação a outra grandeza ou unidade e que se caracteriza por uma variação contínua (no sentido matemático do termo) em relação a essa unidade. Mais especificamente, e como regra geral, o termo "sinal" aplica-se mais frequentemente quando essa variação é feita em observação a unidades temporais ou espaciais. O termo "analógico" advém de a representação matemática formal ou gráfica do sinal como modelo da realidade se comportar de forma análoga à realidade que pretende modelar.
Como exemplos de sinais analógicos temos representações de ondas sonoras (variação de pressão acústica em relação ao tempo) ou corrente elétrica absorvida por um determinado dispositivo (intensidade de corrente em relação ao tempo).
O termo usa-se muitas vezes em oposição a "sinal digital" como consequência da sua diferenciação técnica nas áreas relacionadas de engenharia eletrotécnica e matemática aplicada.
Como referenciar: sinal analógico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 06:07:56]. Disponível na Internet: