sistema de classificação de Whittaker modificado

Sistema de classificação, apresentado em 1979 por Whittaker, constituindo uma versão atualizada do sistema de classificação sugerido dez anos antes pelo mesmo investigador. Segundo o próprio, o sistema inicial, em que os seres vivos já eram agrupados em cinco reinos diferentes, Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia, apresentava algumas limitações.
O sistema de classificação de Whittaker modificado tem por base quatro critérios fundamentais:
- tipo de célula, procariótica ou eucariótica; - organização celular, unicelulares ou pluricelulares;
- tipo de nutrição, autotróficos (fotossintéticos ou quimiossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por ingestão ou absorção);
- interação nos ecossistemas, produtores, consumidores (macroconsumidores ou microconsumidores) ou decompositores.
No reino Monera, Whittaker agrupa seres vivos procariontes (sem organelos e com parede celular), unicelulares, autotróficos (foto ou quimiossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por absorção), produtores ou microconsumidores. As bactérias pertencem a este reino.
Nos protistas, são agrupados seres vivos eucariontes (com ou sem parede celular e alguns com cloroplastos), na sua maioria unicelulares, solitários ou coloniais, autotróficos (fotossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por absorção ou ingestão), produtores, microconsumidores ou macroconsumidores. As algas - que antes pertenciam às plantas -, amibas, paramécias e euglenas são exemplos de protistas.
O reino Fungi inclui organismos eucariontes, sem cloroplastos e alguns com parede celular, neste grupo com quitina, a maioria multicelular, mas com diferenciação celular reduzida, heterotróficos (nutrição por absorção) e microconsumidores. São exemplos de fungos os cogumelos, os bolores e as leveduras.
No reino Plantae são agrupados organismos eucariontes com parede celular de natureza celulósica e com cloroplastos, multicelulares com uma diferenciação celular e tecidular progressiva, autotróficos (fotossintéticos) e produtores. Este reino engloba as plantas como a funária, o polipódio, o pinheiro e a roseira.
O reino Animalia é constituído por organismos eucariontes sem parede celular e sem cloroplastos, multicelulares, com um progressivo grau de diferenciação, heterotróficos (nutrição por ingestão) e macroconsumidores.
Como referenciar: sistema de classificação de Whittaker modificado in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 07:12:33]. Disponível na Internet: