sistema de lentes

Um sistema de lentes consiste numa composição de lentes convergentes e divergentes centradas num mesmo eixo ótico. Mediante combinações apropriadas de diferentes espécies de vidros refratários (por exemplo, crown e flint) consegue-se a observação de objetos muito pequenos.
A maior parte dos aparelhos óticos como telescópios, microscópios e máquinas fotográficas utilizam sistemas de lentes mais ou menos complexos (objetiva, ocular e outros).
O sistema de lentes mais antigo é o acromático de lente dupla, construído em 1729 pelo britânico Chester Moor Hall. A primeira objetiva fotográfica foi construída pelo francês Ch. L. Chevalier (1804-1850) e inserida numa câmara Daguerre. Ainda encontra aplicação em lupas e máquinas fotográficas de bolso. Dois sistemas acromáticos formam um aplanético. A construção de dois sistemas acromáticos aplicados a uma objetiva teve lugar em 1843 na denominada objetiva Petzval.
Como referenciar: sistema de lentes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 04:21:22]. Disponível na Internet: