Sisters of Mercy

Banda inglesa formada em Leeds, no ano de 1980, por Andrew Eldritch (voz) e Gary Marx (guitarra), aos quais se juntou, em 1981, Ben Gunn (bateria).
No ano seguinte, o segundo single da banda, "Body Electric", foi considerado pela revista Melody Maker como o single da semana em que foi lançado e, pouco tempo depois, os Sisters partiram em digressão ao lado dos Psychadelic Furs.
A banda inglesa fez, um ano depois, os primeiros concertos fora de Inglaterra, não só na Europa, mas também nos Estados Unidos. A entrada de Wayne Hussey concretizou-se em 1984, ocupando assim o lugar de Gunn, que havia saído pouco tempo antes. Os seguidores dos Sisters aumentaram então um pouco por toda a Europa e o culto em seu torno ganhou contornos quase místicos. Antes do final do ano, o agrupamento anunciou a assinatura de um contrato com a editora WEA e, em 1985, foi finalmente editado o primeiro longa duração, intitulado First And Last And Always. O disco entrou diretamente para o top 20 britânico, transportando o poderio de palco dos Sisters para as tabelas. As saídas de Marx, Adams e Hussey foram as baixas que se seguiram. Os dois últimos partiram para formar os Sisterhood, conhecidos, mais tarde, como The Mission. A carreira dos Sisters parou então por momentos e, só dois anos mais tarde, é que Eldritch resolveu convidar a baixista Patrícia Morrison para a concretização de um novo disco, Floodland. A edição de singles extraídos do último conjunto de originais e outras promoções do trabalho, como a realização de vídeos, ocuparam o restante ano de 87 e 88.
O guitarrista Andreas Bruhn juntou-se depois à banda em 1990, ao mesmo tempo que Morrison saiu, dando lugar a Tony James. No final desse ano, foi lançado o terceiro conjunto de originais dos Sisters, intitulado Vision Thing. A banda entrou então, e uma vez mais, em digressão, fazendo uma série de apresentações, um pouco por toda a Europa, que se prolongaram no ano seguinte. O ano de 1992 deu lugar à edição de uma coletânea onde constaram alguns dos primeiros singles editados com o título Some Girls Wander By Mistake e a entrada de Adam Pearson antecedeu o lançamento da compilação A Slight Case Of Overbombing, já em 1993.
Os anos que se seguiram foram preenchidos essencialmente com apresentações ao vivo, pois desde então os Sisters não editam um conjunto de originais. As digressões por alguns festivais e concertos, um pouco por todo o Mundo, são agora a ocupação principal da banda inglesa.
O grupo foi, depois, definitivamente dissolvido.
Como referenciar: Sisters of Mercy in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 09:56:22]. Disponível na Internet: