skateboarding

O skateboarding é uma modalidade desportiva que nasceu de uma forma de recreação muito popular entre a juventude, consistindo na utilização de uma prancha assente em quatro rodas sobre a qual se pode fazer o mais variado tipo de acrobacias e piruetas. Os skates, como são conhecidas as pranchas entre nós, originalmente eram feitos de madeira, mas agora também os há em alumínio, fibra de vidro e plástico. Uns são rígidos e outros flexíveis e têm um comprimento que varia entre os 50 e os 84 centímetros. Os primeiros skates apareceram no princípio da década de 60 por iniciativa dos surfistas da Califórnia que precisavam de ocupar os tempos mortos em que o mar estava sem ondas. Assim, adaptaram rodas de patins a pequenas pranchas de surf e divertiram-se a percorrer os passeios ao longo das praias californianas. Em 1965, ainda nos Estados Unidos da América, foram comercializados, em lojas de brinquedos, de surf e de bicicletas e em rinques de patinagem, os primeiros skates, desde então produzidos em série. Nesse mesmo ano, realizaram-se as competições iniciais da modalidade e foi lançado um filme chamado Skater Dater que ajudou à proliferação do desporto entre os norte-americanos. Já em meados da década de 70, com o recurso a rodas mais rápidas e manobráveis, a popularidade do skateboarding, depois de um período de estagnação, cresceu e espalhou-se por todo o mundo. Construíram-se parques com pistas especiais e rampas para exibição ou simples diversão dos skaters, que se entretinham a fazer manobras e acrobacias em cima das pranchas. A década de 70 é, ainda hoje, considerada a era dourada do skateboarding. Em 1977, teve lugar em Long Beach, na Califórnia, o primeiro Campeonato Mundial de Skateboarding, mas durante os anos 80 a popularidade deste desporto radical começou a entrar em declínio. No início dos anos 90, já estava esquecido em quase todo o Mundo. Mas, o skate estava associado a um estilo de vida, o que fez com que este sobrevivesse, permitindo, inclusivamente, um ressurgimento deste desporto, ainda na década de 90.
O skateboarding tem levado uma existência de altos e baixos em termos de popularidade e, ultimamente, tem vivido uma época de alta. Algumas das manobras são difíceis e tornam complicado o equilíbrio, levando à ocorrência de quedas. Assim, surgiram os capacetes, as joelheiras e as cotoveleiras. O skate deu origem a algumas variações, como a prancha com vela e a dedicada aos percursos em gelo.
Como referenciar: skateboarding in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 15:11:35]. Disponível na Internet: