SNK

Fundada em 1978 por Eikichi Kawasaki, a SNK, acrónimo de Shin Nihon Kikaku, japonês para "Projeto do Novo Japão", dedicava-se ao desenvolvimento de jogos de vídeo.
Celebrizada na década de 1990 sobretudo pela criação da "Neo-Geo", uma consola de jogos de salão tipo arcade, a empresa foi responsável por diversos títulos de sucesso, como "Ikari Warriors", "Fatal Fury", "Metal Slug" e "King of Fighters".
Em 2001 é forçada a cessar a atividade e vê os seus ativos distribuídos por empresas concorrentes. Mais tarde, já em abril de 2003, o fundador original, então proprietário da empresa Playmore, consegue readquirir os direitos legais sobre a marca, e rebatiza-a de SNK-Playmore.
No entanto, e apesar de acompanhar as evoluções tecnológicas com o "Neo-Geo CD" e "Neo-Geo 64", a empresa não voltou a recuperar o sucesso do passado, vendo falhar também a aposta no mercado das consolas portáteis com produtos como a "Neo-Geo Pocket" ou a "Neo-Geo Pocket Color".
Como referenciar: Porto Editora – SNK na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 14:47:54]. Disponível em