Snoop Dogg

Rapper norte-americano, Calvin Broadus nasceu a 20 de outubro de 1972, em Long Beach, Califórnia. Começou a cantar rap enquanto adolescente, com o seu amigo Warren Griffin (Warren G.) e Nate Dogg. Apesar de ser ótimo aluno e excelente jogador de futebol americano, acabou por se juntar a um gang de rua, dando início a uma vida ligada ao crime. Logo após terminar o liceu foi preso por vários delitos, passando os anos que seguiram a alternar entre a liberdade e a prisão.
Decidido a pôr termo a este tipo de vida, Snoop apostou no seu talento musical e enviou uma maqueta ao seu amigo Warren G. que, por sua vez, a fez chegar a Dr. Dre. Este, vendo talento em Snoop, ofereceu-lhe a possibilidade de figurar como rapper convidado do seu álbum a solo de 1992, The Chronic, registo que rapidamente atingiu dupla platina. O single "Ain't Nuthin But A 'G' Thang", que conta com as rimas de Snoop Dogg, atingiu o primeiro lugar das tabelas de vendas.
Em 1993, e após mais alguns conflitos com a justiça, Snoop editou o seu álbum de estreia, Doggystyle. Este registo tornou-se no primeiro álbum de estreia de um artista a entrar diretamente para o primeiro lugar da tabela de vendas, vendendo cinco milhões de cópias. Sempre com um percurso bastante atribulado, envolvido em tiroteios e acusado de posse de estupefacientes, entre outros delitos, Snoop editou, em 1996, o seu segundo álbum, Tha Doggfather. Acabou por não vender tanto como o seu antecessor, devido à quebra nas vendas deste tipo de música, originada pelo assassinato de Tupac Shakur.
Em junho de 1997 decidiu casar-se com aquela que foi a sua companheira de sempre, Shantay Taylor.
Mudou para a editora No Limit, de Master P, e editou, em 1998, Da Game is to Be Sold, Not to be Told. Em 1999, editou Top Dogg, álbum que chegou ao topo das tabelas de vendas. No final do mesmo ano, foi publicada a sua autobiografia Tha Doggfather: The Times, Trials, and Hardcore Truths of Snoop Dogg.
2000 foi o ano de The Last Meal, álbum que atingiu a platina. Nesse mesmo ano, decidiu encetar uma digressão americana, fazendo-se acompanhar por Eminem, Dr. Dre, MC Ren e Ice Cube.
A primeira compilação de sucessos foi editada em 2001, num álbum que contém todos os grandes êxitos da sua passagem pela editora Death Row. Deu também início à sua carreira de ator, contracenando nos filmes Bonés e The Wash.
Em 2002, foi editado Paid the Cost to Be the Boss, álbum que conseguiu atingir platina. No ano seguinte, Snoop Dogg foi colocado no Top 50 dos maiores artistas hip-hop, mais concretamente no número 25.
Como referenciar: Snoop Dogg in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 12:05:04]. Disponível na Internet: