Artigos de apoio

Snu Abecassis
Editora dinamarquesa, Ebba Merete Seidenfaden, que ficou conhecida por Snu Abecassis, nasceu 7 de outubro de 1940, na Dinamarca, tendo morrido a 4 de dezembro de 1980, em Camarate, nos arredores de Lisboa, num acidente de avião que também vitimou o seu companheiro, o primeiro-ministro de Portugal Francisco Sá Carneiro.
Ebba, filha de um casal de jornalistas, ganhou ainda em criança a alcunha de Snu, que em dinamarquês quer dizer esperta.
Snu foi enviada para um colégio interno nos arredores de Londres, em Inglaterra, onde viria a conhecer o português Vasco Abecassis. Os dois viram a casar na Suécia, em Utterwick. No entanto, durante o primeiro ano do casamento, viveram nos Estados Unidos da América, onde Snu estudava.
No início da década de 60 mudaram-se para Portugal, que vivia sob o domínio de um regime ditatorial, o que entrou em choque com as convicções de Snu Abecassis. Determinada a contribuir para a difusão da cultura em Portugal, Snu Abecassis fundou em 1965 as Publicações Dom Quixote, que se viriam a transformar numas das maiores editoras do país. A editora teve vários problemas com a polícia política do regime, a PIDE, que apreendeu várias edições literárias, nomeadamente após Snu ter convidado um escritor soviético, Evgueni Evtuchenko, a visitar Portugal, em 1967. Snu tentou publicar textos que contrariassem os ideais do regime, tendo editado, por exemplo, obras sobre a pílula, a guerra do Vietname ou a crise na Igreja.
Depois da Revolução do 25 de abril de 1974, passou a frequentar os círculos políticos e intelectuais da época, tendo travado conhecimento com os sociais-democratas Francisco Pinto Balsemão e Francisco Sá Carneiro, com quem começou a relacionar-se em 1976. Snu divorciou-se de Vasco, mas Sá Carneiro não conseguiu obter o seu divórcio. Mesmo assim passaram a viver juntos, o que na altura provocou um choque em diversos setores da sociedade portuguesa mais conservadora. Snu Abecassis acabou por acompanhar Sá Carneiro em campanhas eleitorais por todo o país, e em 1979 Sá Carneiro foi eleito primeiro-ministro.
Como referenciar: Snu Abecassis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-20 17:45:17]. Disponível na Internet: