Society of Friends (Quakers)

Grupo religioso cristão que existe desde o século XVII e que foi apelidado popularmente de Quakers. Começou por ser um grupo de seguidores de um pregador leigo inglês, de nome George Fox, que em meados do século apregoava a doutrina "Christ within" (traduzindo: Cristo em nós). Na mesma época, o grupo saiu de Inglaterra para ir viver para as colónias da América do Norte. Apelidava-se de Society of Friends e acreditava que a revelação divina está dentro do ser humano, que é uma luz interior reveladora ("inner light"). Não acreditavam em igrejas ou religiões instituídas nem em padres ou pastores escolhidos como portadores da palavra de Deus. Acreditavam e davam mais importância à sinceridade, à verdade e à bondade inerente ao ser humano, uma vez que, segundo a sua crença, Deus está dentro de nós. Apesar disso, a ideia do mal, do demónio, não era menosprezada, antes pelo contrário servia o objetivo de erradicar o mal nas causas que serviam. Os seus membros viviam de acordo com os preceitos cristãos e usavam vestuário simples. Eram contra a escravatura que se praticava então em grande escala. Dedicavam-se arduamente ao trabalho e ajudavam os mais desfavorecidos.
O empenho e dedicação que aplicavam nas causas em que acreditavam fizeram com que o grupo subsistisse, se desenvolvesse e se espalhasse pelo mundo. Hoje em dia existem várias associações e grupos ligados aos Quakers. De entre eles, destacam-se: a The Friends World Committee for Consultation, que é a organização internacional da Society of Friends; a American Friends Service Committee, fundada em 1917 com o intuito de oferecer aos jovens quakers e outros objetores de consciência a oportunidade de ajudar os necessitados, em vez de lutarem na Primeira Guerra Mundial, e que, a partir dessa altura, se dedicou a ajudar os necessitados em várias partes do mundo; e a British Friends Service Council, também dedicada a ajudas internacionais. As duas últimas associações foram galardoadas com o prémio Nobel da Paz em 1947.
Como referenciar: Society of Friends (Quakers) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 02:43:34]. Disponível na Internet: