Socotorá

Socotorá é uma ilha situada no Oceano Índico, exatamente abaixo da Arábia Saudita e à entrada do Estreito de Meca, pertencendo hoje à República Democrática do Iémen. São diversas as opiniões e testemunhos cronísticos acerca da forma como se processou o descobrimento desta ilha, colocando-se por um lado a hipótese de ter sido Vicente Sodré, por volta de 1502, e pelo outro Diogo Fernandes Peteira, cerca de 1503.
Por lá passaram Afonso de Albuquerque e Tristão da Cunha em 1507, tendo conquistado a praça comercialmente estratégica para Portugal ao muçulmano Coje Abrahem. Estando o cristianismo implantado neste local havia já quase mil anos, foi também uma das intenções da conquista incutir-lhe uma nova força. Contudo, devido às condições adversas de clima e a falta de produtos rentáveis para exploração e para alimentação provocaram o abandono português quatro anos depois da conquista.
Como referenciar: Socotorá in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 06:16:17]. Disponível na Internet: