Sofia Carvalho

A jornalista de televisão Sofia Carvalho nasceu a 8 de março de 1970. Estudou em colégios religiosos e aos 17 anos começou a fazer publicidade, atividade que viria a retomar doze anos mais tarde depois de ter atingido alguma notoriedade como jornalista. Sofia Carvalho entrou no curso de Relações Internacionais da Universidade Lusíada de Lisboa, mas abandonou no terceiro ano para ir tirar o curso de Marketing no IADE.
Depois de fazer um casting por sugestão de um amigo, em fevereiro de 1993 começou a trabalhar na TVI - Televisão Independente, canal privado de televisão que arrancou com as emissões nesse mesmo mês. Sofia Carvalho era, na altura, locutora de continuidade, mas por não gostar destas funções ao fim de pouco tempo abandonou a TVI. Contudo, regressou logo no início de 1994, a convite de Artur Albarran, que a quis como apresentadora do "Novo Jornal", noticiário noturno do canal que ia para o ar às 23h30. Junto com Albarran e Sofia Carvalho, aparecia também como apresentadora Bárbara Guimarães. Esta última e Albarran abandonaram depois o noticiário, que assim ficou entregue apenas a Sofia Carvalho. Durante um ano apresentou sozinha o "Novo Jornal", que ao fim de semana era transmitido em horário nobre.
Este noticiário acabou e foi substituído por "Direto XXI", outro programa diário de informação com um formato inovador. Este telejornal da noite na TVI era apresentado diariamente por dois pivots e Sofia Carvalho partilhou a tarefa com José Carlos Soares durante mais de um ano. Depois, devido a uma gravidez, abrandou o ritmo e passou a apresentar o mesmo noticiário, mas apenas ao fim de semana, desta vez com o jornalista Miguel Ganhão Pereira como parceiro. Trabalhou em "Direto XXI" até fevereiro de 1999, altura em que o diretor do canal, José Eduardo Moniz, optou por manter apenas um apresentador. Entretanto, resolveu suspender a sua atividade de jornalista para fazer um anúncio televisivo a um detergente, substituindo neste papel a sua colega de redação na TVI Manuela Moura Guedes.
Em março de 2003 a SIC lançou um novo canal na TVCabo, o SIC Mulher. Sofia de Carvalho é a diretora desse novo canal.
Como referenciar: Sofia Carvalho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 08:11:27]. Disponível na Internet: