sofrologia

A sofrologia é definida como o estudo da consciência humana e das suas modificações.
É uma escola científica inspirada na fenomenologia, que tem como objetivo o estudo da consciência e a conquista dos valores existenciais do ser. Tem fins terapêuticos e/ou profiláticos. A sofrologia foi criada em 1960 pelo Dr. Lozano Alfonso Caycedo, médico neuropsiquiatra. Caycedo começa a praticar hipnose e funda então a Sociedade de Sofrologia, tentando conciliar as abordagens da hipnose com as da relaxação.
Depois de umas conversas com Binswanger, pioneiro no uso da fenomenologia como método de investigação da consciência na psiquiatria, este sugere-lhe uma viagem à Índia e o estudo das suas formas de abordagem de consciência, bem como no Japão e no Tibete. Caycedo decide que é importante haver no Ocidente métodos inspirados no yoga, no budismo e no zen. Ele tenta unir estes métodos com a influência ocidental da hipnose, da relaxação e da fenomenologia.
As diversas técnicas de sofrologia revelam e valorizam as capacidades do indivíduo em superar as dificuldades e os conflitos. Têm como objetivo o desenvolvimento pessoal, físico e mental para uma melhor adaptação e integração do homem no seu ambiente.
O estado de relaxação permite que o indivíduo se encontre mais próximo do seu inconsciente e esteja mais aberto à mudança, o que facilita e acelera o processo de conhecimento pessoal.
Obtidas essencialmente por métodos psicológicos, as modificações de consciência e do nível de vigilância permitem uma ação terapêutica extremamente profunda e eficaz.
São variadas as indicações para esta terapia:
Tem uma ação curativa nas doenças psicossomáticas; tem uma ação pedagógica e de preparação (nos partos, exames, desportos); tem uma ação preventiva na resistência ao stress. É indicada nas neuroses e nas situações psicogénicas.
Dá-se uma grande importância ao esquema corporal, este é essencialmente integrado para reforçar a consciência do indivíduo. Há igualmente um princípio da ação positiva onde todas as ações mais dirigidas à consciência sobre qualquer forma têm uma repercussão mais global no sujeito. É importante repetir o treino de uma sensação positiva pois esta acaba por se tornar uma forma do próprio ser.
O processo terapêutico inicia-se com uma relaxação física e leitura do seu corpo através da relaxação, concentração na vivência corporal, que acaba por corresponder a uma relaxação mental onde atinge o nível sofroliminal da consciência. Ensina as pessoas a ocupar esta área através de sensações positivas. Sugere-se ao indivíduo que explore as boas sensações que tem. Mais tarde há uma fase de diálogo com o terapeuta. Pode-se aplicar em grupo ou individualmente.

Como referenciar: sofrologia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-23 23:27:40]. Disponível na Internet: