soldadura

A soldadura consiste num processo de união de duas peças por aquecimento ou fusão local da junção, com ou sem a utilização de um material de adição ou de um enchimento. Existem diversas técnicas para a soldadura de materiais metálicos.
A soldadura a gás ou por chama consiste na soldadura em que o metal de adição e os bordos da junta são fundidos por uma chama, normalmente oxiacetilénica.
A soldadura por elétrodo é aquela que utiliza um conjunto de técnicas de soldadura em que o calor é gerado fazendo saltar um arco elétrico entre um elétrodo e as peças a unir. A soldadura por resistência baseia-se no efeito de Joule de uma corrente elétrica intensa que atravessa a junta.
A soldadura por feixe de eletrões consiste numa técnica que utiliza um feixe de eletrões a alta velocidade, que ao chocarem contra a junta metálica transformam a sua energia cinética em calor intenso, obtendo-se uma soldadura de alta qualidade. Usa-se para fins especiais, por exemplo, na soldadura de ligas duras utilizadas nas pás de turbinas a vapor.
Finalmente, a soldadura por laser é uma técnica de soldadura que utiliza o calor gerado por um feixe laser incidindo sobre a junta. Tal como a soldadura por feixe de eletrões, conduz à obtenção de uniões de alta qualidade, exigindo, no entanto, um equipamento relativamente dispendioso.
Como referenciar: soldadura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 22:15:58]. Disponível na Internet: