solidão

A solidão é uma sensação de tristeza que resulta de se estar ou de se sentir sozinho e isolado e também por um sentimento de não ser necessário para os outros. A solidão pode ocorrer em qualquer etapa da vida e ser consequência de diferentes situações.
Existe o isolamento provocado por fatores externos e o isolamento em consequência de problemas da personalidade. Por exemplo, nos mais idosos o isolamento pode resultar de doenças crónicas ou degenerativas, nomeadamente uma que possa afetar os sentidos ou a mobilidade; ou ainda devido a fatores sociais, tais como a viuvez, o celibato, o divórcio, a perda dos filhos ou de amigos chegados, que levam geralmente à solidão e à depressão.
A solidão é mais frequente na vida urbana do que na vida rural devido a várias causas, mas principalmente pela dispersão dos grupos familiares. Nas sociedades ocidentais a solidão é comum após uma separação por morte e na velhice. Em qualquer faixa etária a solidão pode ser sentida como uma autopunição assente numa baixa autoestima e em sentimentos de culpa que, em casos extremos, podem levar ao suicídio.
Para que se tenha uma boa saúde mental é necessário que existam contactos sociais e apoio, já que o isolamento é um fator presente em várias doenças psiquiátricas.

Como referenciar: solidão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 15:42:19]. Disponível na Internet: