solução padrão de nitrato de prata

As soluções padrão de prata (Ag) são preparadas a partir do nitrato de prata (AgNO3). Podem preparar-se a partir de nitrato de prata quimicamente puro, previamente recristalizado. Como o sal puro é muito caro, utiliza-se normalmente nitrato de prata comercial.
Para a titulação do nitrato de prata utiliza-se o cloreto de sódio puro (NaCl) que é uma substância primária e, como tal, de concentração conhecida.
Para a realização da experiência de preparação de uma solução padrão de nitrato de prata (AgNO3), é necessário o seguinte material: balança analítica, estufa, frasco de 1 litro escuro com rolha de vidro, copos de titulação, balão volumétrico, bureta de 25 ml, conta-gotas, funil de vidro, pipeta e proveta. Os reagentes utilizados são os seguintes: nitrato de prata comercial, cloreto de sódio puro, solução de cromato de potássio a 5% e carbonato de cálcio.
Para a realização da experiência de preparação de uma solução padrão de nitrato de prata (AgNO3), é necessário o seguinte material: balança analítica, estufa, frasco de 1 litro escuro com rolha de vidro, copos de titulação, balão volumétrico, bureta de 25 ml, conta-gotas, funil de vidro, pipeta e proveta.
Os reagentes utilizados são os seguintes: nitrato de prata comercial, cloreto de sódio puro, solução de cromato de potássio a 5% e carbonato de cálcio.
Começa-se por pesar uma quantidade determinada de nitrato de prata comercial. Num frasco de vidro escuro, com rolha, adiciona-se água desionizada e adiciona-se o nitrato de prata pesado. Perfaz-se o volume até 1 litro e agita-se bem até à homogeneização completa.
Em seguida procede-se à titulação da solução anteriormente preparada. Para cada copo de titulação pesa-se cloreto de sódio, previamente seco, adiciona-se água desionizada (medida com proveta) e agita-se até à dissolução completa do cloreto de sódio. É necessário verificar, utilizando papel de tornesol, se a solução apresenta carácter ácido, básico ou neutro e se necessário corrigir o pH.
Adiciona-se a cada copo de titulação solução de cromato de potássio a 5%, medido com pipeta graduada. Esta pipeta deve ser imediatamente lavada com água desionizada.
Prepara-se a bureta com a solução de AgNO3 a titular.
Por fim, junta-se à solução contida no copo de titulação a solução de AgNO3 gota a gota, até ao aparecimento da cor vermelha persistente à agitação intensa, e anota-se o volume gasto de AgNO3.
Repete-se o procedimento para o outro copo.
Determinado o volume de AgNO3 gasto na titulação, calcula-se a concentração deste.
Como referenciar: solução padrão de nitrato de prata in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-23 20:39:28]. Disponível na Internet: