soundbite

Expressão inglesa que designa a declaração de uma fonte de informação aproveitada para ser citada em discurso direto. O conceito tem importância a dois níveis distintos. Pelo lado do jornalista, o soundbite é a forma encontrada para ilustrar uma informação, usando a declaração autorizada de uma fonte. Pelo lado da fonte de informação, o soundbite significa a capacidade de poder exprimir uma ideia sem a interferência interpretativa do jornalista.
Este último aspeto fez do soundbite um conceito crucial no campo da comunicação política. Os políticos descobriram a utilidade de expressar frases curtas, de forte impacto, que se tornassem irresistíveis para os jornalistas usarem como citação em discurso direto - permitindo-lhes assim fazer passar uma mensagem diretamente às audiências.
Contudo, teóricos como Thomas Patterson verificam que, no jornalismo político, o espaço dos soundbites tem-se reduzido ao longo das últimas décadas. A este fenómeno não será estranha a tendência para o jornalismo analítico e para a subjetividade do discurso informativo.

Como referenciar: soundbite in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 19:22:44]. Disponível na Internet: