Soundgarden

Banda rock norte-americana, formada em Seattle, no ano de 1981, por Kim Thayil, Hiro Yamamoto, Bruce Pavitt, Chris Cornell e Scott Sundquist. Em 1986, Matt Cameron ocupa o lugar de Sundquist.

A assinatura do contrato com a então recém-fundada editora Sub Pop concretizou-se em 1987, com vista à edição do single "Hunted Down", ainda antes do lançamento do EP "Screaming Life", no mesmo ano. "FOPP", um segundo EP editado em 1988, trouxe a substância fatal ao culto crescente em torno da banda de Seattle.
O primeiro álbum, Ultramega OK, apareceu no catálogo da SST ainda em 1988, e acabou por conquistar uma aclamação generalizada, não só do público, como também da crítica. Louder Than Love, o segundo álbum editado no catálogo da A&M Records, trouxe aos Soundgarden um reconhecimento ainda maior, materializado na nomeação para um Grammy nesse mesmo ano.

Yamamoto saiu por momentos em 1990, para completar os estudos, sendo temporariamente substituído por Ben Shepard. Badmotorfinger, editado em 1991, proclamou o crescendo de um sucesso na altura só ofuscado pelo marco histórico que entretanto chegou ao mercado, o álbum Nevermind dos Nirvana.

Passados quase três anos, e sublimado o sucesso e a alimentação do estatuto de estrelas, muito por culpa do sucesso do movimento grunge e da participação de Cameron e Cornell nos Temple of the Dog (um projeto de homenagem a Andrew Cornell, malogrado vocalista dos Mother Love Bone), os Soundgarden editam Superunknown, o seu quarto álbum de estúdio.

O êxito da banda de Seattle ficou, na altura, ainda mais sedimentado, em muito devido ao sucesso do tema "Black Hole Sun", que em breve ficou conhecido como um hino dos Garden. O registo maior vendeu no total mais de três milhões de cópias e conquistou ainda três Grammys. Dois anos mais tarde surgiu Down on the Upside que, apesar de ter entrado diretamente para o segundo lugar das tabelas, não teve a prestação do álbum anterior.

Mesmo a viver os efeitos gloriosos de muitos anos de carreira, a banda acabou por anunciar o seu fim no dia 9 de abril de 1997, meses depois de terem sido cabeças de cartaz no festival itinerante de Lollapalooza. Ainda nesse ano, foi editada a coletânea A-Sides, registando os momentos mais especiais de uma das bandas mais importantes e influenciadoras dos anos 90.

Entretanto, Matt Cameron juntou-se aos Pearl Jam; Chris Cornell lançou um álbum a solo (Euphoria Morning, 1999) e fundou os Audioslave, na companhia de antigos membros dos Rage Against The Machine; Ben Sheperd colaborou com outros projetos, por exemplo, o álbum Field Songs, de Mark Lanegan; Kim Thayil também colaborou com outros artistas, destacando-se a parceria com Jello Biafra (Ex-Dead Kennedys) e Chris Novoselic (ex-Nirvana), num espetáculo de protesto contra a Organização Mundial de Comércio, editado em disco com o título Live From The Battle In Seattle, sob o nome No WTO Combo.

Como referenciar: Soundgarden in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-04 10:42:23]. Disponível na Internet: