Sousa Veloso

Engenheiro e apresentador português de televisão, Sousa Veloso licenciou-se, em 1954, em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Foi então trabalhar como engenheiro agrónomo para um departamento do Ministério da Agricultura.
Em 1959, a Radiotelevisão Portuguesa pediu a colaboração do Ministério da Agricultura para arranjar pessoas que pudessem cooperar com a estação televisiva na elaboração de programas versando agricultura. Nesta época, diversos canais europeus tinham programas sobre agricultura e a RTP queria experimentar o mesmo.
O ministério endereçou convites aos engenheiros de diversos departamentos e Sousa Veloso, juntamente com Monteiro Alves, foi um dos dois selecionados.
Os dois ficaram responsáveis por colaborar na elaboração de pequenos filmes sobre agricultura especialmente dirigida a agricultores.
O "TV Rural" como programa autónomo só surgiu a 6 de dezembro de 1960, numa altura em que Sousa Veloso era já o único responsável pelo setor da agricultura na RTP. O engenheiro deu um cunho pessoal ao "TV Rural", que agradou bastante aos telespectadores, mesmo os que não eram agricultores.
Apesar de engenheiro agrónomo de formação, Sousa Veloso interessou-se bastante pelo fenómeno televisivo e passou a dominar as tecnologias próprias do sistema. De início, era ajudante de produção na RTP e continuava a pertencer aos serviços de informação agrícola do ministério. Com o passar do tempo, dedicou-se em exclusivo à televisão e chegou a ser também produtor, realizador, montador e apresentador do "TV Rural". No seu programa, eram apresentadas as novas técnicas da agricultura e dada voz aos agricultores através de entrevistas.
Sousa Veloso terminava sempre o "TV Rural" dizendo "despeço-me com amizade até ao próximo programa", frase pela qual também ficou conhecido. Foi o primeiro apresentador português de televisão a citar no final de cada reportagem os técnicos com quem tinha trabalhado.
O seu trabalho e mérito foram reconhecidos, em 1963, com a entrega do Prémio Imprensa para TV pela autoria do "TV Rural".
O programa deixou de ser emitido a 15 de setembro de 1990 após cerca de 1500 horas de emissão.
A televisão portuguesa deixou de ter programas sobre agricultura e Sousa Veloso nunca mais apareceu nos écrans com uma base regular.
Reapareceu em 1999 para participar numa campanha televisiva de uma marca de iogurtes.
Como referenciar: Sousa Veloso in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-06 05:08:37]. Disponível na Internet: