Sousândrade

Poeta brasileiro, Joaquim de Sousa Andrade, nascido a 9 de julho de 1833, em Vila dos Guimarães, no Maranhão, e falecido a 21 abril de 1902, em São Luís do Maranhão, ficou conhecido por Sousândrade e destacou-se entre os autores da segunda geração do romantismo do Brasil.
Com cerca de vinte anos, foi estudar para França e formou-se em Letras pela Universidade da Sorbonne, assim como em Engenharia de Minas.
Em 1857, quando regressou ao Brasil, publicou o seu primeiro livro de poesia, intitulado Harpas Selvagens, que o levou a ser incluído na segunda geração do romantismo. Sousândrade, entretanto, deixou o Brasil e viajou por vários países da Europa e da América Latina, até que em 1871 se fixou nos Estados Unidos da América, mais precisamente em Nova Iorque, onde viria a publicar nova obra poética, O Guesa Errante, que, posteriormente, foi ampliada e corrigida por várias vezes. Ainda em Nova Iorque colaborou com O Novo Mundo, entre 1871 e 1879. Tratava-se de uma publicação periódica republicana em língua portuguesa editada nos Estados Unidos da América.
Regressou ao Brasil, em 1885, depois de implantada a república, e, cinco anos mais tarde, foi presidente da Intendência Municipal de São Luís do Maranhão. Ainda nesse ano, colaborou na reforma do ensino, fundou escolas mistas e idealizou a bandeira do estado do Maranhão, assim como presidiu à comissão de preparação do projeto da constituição maranhense. Foi também professor de grego.
Neste período que viveu no Maranhão, continuou a escrever poesia e, em 1893, lançou a obra Novo Éden.
Morreu na miséria em São Luís do Maranhão, a 21 de abril de 1902, e na altura Sousândrade era um poeta praticamente desconhecido.
Já após a sua morte foi editada, em 1969, a obra Harpa de Oiro, um livro de originais do período entre 1889 e 1899. Em 1970 saiu Inéditos, outra obra poética de Sousândrade. Só por esta altura começou a ser reconhecido o talento do poeta.
Como referenciar: Sousândrade in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-27 02:57:27]. Disponível na Internet: