Sporting Clube de Portugal

A 26 de agosto de 1902 foi fundado, em Lisboa, o Sport Club de Belas. Belas era, então, uma estância de veraneio de jovens aristocratas lisboetas como Francisco Ponte Horta Gavazzo e o irmão José Maria. Em 1904, decididos a retomar a experiência de Belas, fundaram o Campo Grande Football Club que ficou com sede num quarto do Solar dos Pinto da Cunha, edifício que ainda hoje existe. Além dos irmãos Gavazzo, participaram nessa reunião fundadora o jovem José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Stromp e outros entusiastas da prática desportiva. O Visconde de Alvalade foi designado presidente, a título honorífico. Futebol, esgrima, ténis, corridas, saltos, mas também festas sociais e piqueniques foram as principais atividades dinamizadas pelo novo clube durante os primeiros anos de existência.
Em 1906, gerou-se uma divisão entre os membros que defendiam uma instituição vocacionada para festas e atividades de convívio social e outros que insistiam na dedicação à vertente desportiva. José Gavazzo demitiu-se, e com ele também se demitiram dezoito membros, entre os quais estava José Alvalade que, sob o patrocínio do avô - Visconde de Alvalade - fundou, no dia 1 de julho de 1906, o oficialmente designado de Sporting Clube de Portugal.
Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) deu autorização para que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado como símbolo do Sporting, desde que não fosse sobre um fundo azul. É o Visconde de Alvalade quem opta pelo verde, simbolizando a sua esperança no novo clube.
Em 1908, o Sporting Clube de Portugal sagrou-se Vice-campeão Regional em futebol, iniciando uma longa rivalidade com o Sport Lisboa e Benfica. Em 1910, foi Campeão Nacional de Ténis por equipas, ganhou os títulos do Salto à Vara, do Lançamento do Peso e do Salto em Comprimento. Nessa altura, José Alvalade assumiu a presidência, onde se manteve até 1916. Na época de 1922/23, o Sporting conquista a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Futebol. Salazar Carreira, Presidente do Clube de l925 a 1927, deu início às modalidades de Natação, Polo Aquático e Râguebi.
Nos anos 30, conseguiu uma série de vitórias nos Campeonatos de Portugal de Futebol. O Clube somou ainda títulos em Ténis, Ciclismo, Râguebi, Tiro, Hóquei em Patins, Patinagem, Ginástica e Esgrima.
Os anos 40 e 50, foram de "ouro" para o Sporting, conquista dez títulos, dos dezasseis que possui, no Campeonato Nacional de Futebol, aos quais se juntaram quatro das onze Taças de Portugal que figuram no palmarés do Clube. De 1946 a 1954 o Sporting venceu sete dos oito Campeonatos em disputa. Foram os anos de jogadores notáveis - Travassos, Juca, Canário e Tormenta, etc. - e de treinadores como Cândido de Oliveira e Armando Ferreira. Nesta altura, a Escola de Futebol do Sporting destacava-se no plano da formação desportiva nacional, somando, até 1960, vitórias no Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores.
No atletismo, entre 1940/60, o Sporting ganhou doze Campeonatos Nacionais em pista e dez em corta-mato. Em 1945, o Clube fundou as primeiras escolas de Natação em Portugal. No Andebol de Sete, o Sporting inaugurou, na época de 1951/52, uma série de vitórias, cujos dezasseis títulos somados até ao momento, não foram ainda ultrapassados. Na década de 50, além dos títulos nas modalidades consagradas há a registar os conquistados em: Bilhar, Esgrima, Tiro, Ténis de Mesa, Badminton, Automobilismo, os dois primeiros Campeonatos de Nacionais de Voleibol (1953/54, 1955/56) e o primeiro Campeonato Nacional de Basquetebol (1956).O Estádio José de Alvalade foi inaugurado em 10 de junho de 1956 e a 6 de junho de 1960 foi declarado Instituição de Utilidade Pública.
O apogeu do futebol sportinguista foi a conquista da Taça Europeia dos Vencedores de Taças, em 1963/64. Hector Yazalde, ponta de lança do Sporting, conquista a Bota de Ouro dos goleadores europeus na época de 1974/75, com 46 golos - recorde que ainda hoje se mantém. O Hóquei em Patins, modalidade atualmente extinta, registou a sua época áurea entre 1975/90, ganhando uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.
No atletismo obteve vários troféus internacionais - três campeonatos mundiais de corta-mato, catorze títulos no Campeonato Europeu por equipas, onze títulos no Campeonato Europeu de corta-mato individual e nacional - quarenta e cinco títulos no Campeonato Nacional de corta-mato por equipas e quarenta e oito títulos no Campeonato Nacional de corta-mato individual. Destacaram-se atletas como Manuel Faria, Carlos Lopes, Fernando Mamede e os Irmãos Castro.
No Andebol conquistou cinco campeonatos seguidos entre 1968/69 e 1972/73, feito ainda inigualável em Portugal. No ciclismo notabilizaram-se nos circuitos nacionais e internacionais, entre outros, João Roque, Leonel Miranda, Joaquim Agostinho e Marco Chagas.
Em Ténis de Mesa, o Sporting é ainda detentor do recorde de dez Campeonatos Nacionais consecutivos (1984/85 - 1994/95).
Em 1996, o Sporting completou 90 anos de existência, preparando-se para os desafios do próximo século. Aprovou novos estatutos adequados à realidade socio-económica contemporânea, lançou as bases de um Grupo Empresarial e preparou a entrada da sua Sociedade Desportiva de Futebol na Bolsa, que se concretizou em 1998 e começou a construção do novo estádio de futebol: "Estádio José de Alvalade - Século XXI". Para além da vertente desportiva, irá congregar também um espaço de dinâmica económica, cultural e recreativa.
Em 1999/2000, conquistou o título de campeão nacional de futebol, ao fim de vários anos (cerca de dezoito anos) sem ganhar o título. E dois anos mais tarde, em 2001/2002, voltou a ser campeão nacional.
A 6 de agosto de 2003, o Sporting inaugurou o Alvalade XXI, que faz parte da lista dos estádios construídos e preparados para o Euro 2004. Na festa de inauguração o Sporting venceu o Manchester United por 3-1.
Ao longo da sua história, o Sporting Clube de Portugal (SCP) recebeu vários títulos e condecorações: Instituição de Utilidade Pública Desportiva; Comendador da Ordem Militar de Cristo; Oficial da Ordem de Benemerência; Medalha de Mérito Desportivo; Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa; Medalha da Cruz Vermelha de Benemerência; Medalha de Socorros a Náufragos.
Como referenciar: Porto Editora – Sporting Clube de Portugal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-01 15:56:31]. Disponível em